Foi ontem. Em Portugal houve no Porto, em Coimbra e em Lisboa.
Partimos do Marquês por volta das 18h45 (nessa altura alguém contou 35 pessoas). Desde o início contámos com a companhia da jornalista Carla Castelo e de um cameraman (não apanhei o nome), que participaram na MC até à chegada ao Rossio.
A ideia penso que era arranjar footage para uma reportagem a emitir daqui a uns tempos, cujo mote foi a petição do João Branco pela inclusão das bicicletas na possibilidade oferecida pelo Governo de deduzir despesas com veículos não poluentes ou eléctricos no IRS. O cameraman era um “ganda maluco”, com a câmera ao ombro, a pedalar sem luzes nem reflectores (quase?), em contramão, etc. Não sei como não houve nenhum acidente. 😛 Ainda chegou a tentar uma alternativa, ir à boleia do Bruno, sentado no Snapdeck da Xtracycle.
Infelizmente não tínhamos connosco os Footsies nem o guiador extra, teriam dado jeito. 🙂
Descemos a Av. da Liberdade, e seguimos pela R. do Ouro (?), depois virámos à esquerda e voltámos para cima, onde parámos um bocado na Praça da Figueira, e alguém tirou umas fotos do grupo. Depois arrancámos de novo e percorremos a Av. Almirante Reis até cá acima a uma rotunda, na Praça do Areeiro. Aí tirámos mais umas fotos e arrumámos as 25 bicicletas + 1 triciclo lado a lado para ver o espaço que ocupavam:
Menos de 2 carros de 5 pessoas. 🙂
Houve um jogger que acompanhou a filha de 7 anos que seguiu de bicicleta, a partir da Praça da Figueira. E mais outra jovem participante de 8 anos, acompanhada pela mãe, que fez toda a Bicicletada. 🙂
Numa volta à tal rotunda do final, um carro da polícia abordou as pessoas que seguiam à frente, disse que tinham recebido uma chamada de alguém a dizer que “havia bicicletas a circular na via pública” e que tiveram que ir ver o que se passava. A minha resposta óbvia seria “so what, é lá que elas devem circular”. Os agentes disseram depois que tinham que ver se estavam todos sinalizados, e perguntou pelos coletes (ao que um participante respondeu que não eram obrigatórios). Será que se eu ligar cada vez que encontro um carro estacionado no passeio e noutros locais ilegais eles vão ver o que se passa?…
O resto das fotos aqui.
o “ganda maluco” manda-vos um abraço e compromete-se a tentar estar,
sem camara, na próxima bicicletada.
boas festas e um ano novo cheio de bicicletas
guilherme lima