Cicloficina & BiciCamp

Cicloficina de Lisboa (Dez '08)Hooray! Foi muito fixe! 🙂

A conjugação espaço-temporal do BiciCamp com a Cicloficina ajudou a dinamizar esta última, acolhendo as pessoas à medida que iam chegando, e servindo de antecâmara para a desconferência. Podem ler um relato desta segunda e última sessão de 2008 no blog do projecto.

Foi giro estar pessoalmente com algumas pessoas que nos habituamos a encontrar em listas de e-mail, rever pessoas que vimos anteriormente em Bicicletadas, consolidar algumas associações nome-rosto, ver pessoas novas a aparecer… 🙂

Podem espreitar algumas fotos que tirei durante a Cicloficina, disponíveis aqui.

Foi uma oportunidade de distribuir alguns autocolantes “menos um carro” que o Bruno tinha mandado fazer depois de se falar nisso na lista da MC, aqui há uns tempos atrás.

Cicloficina de Lisboa (Dez '08)

O Gugas, o mais novo participante destes dois eventos, encarregou-se de colocar um nas costas da sua cadeirinha, na bicicleta do pai. 🙂

Cicloficina de Lisboa (Dez '08) Cicloficina de Lisboa (Dez '08)

Cicloficina de Lisboa (Dez '08) Cicloficina de Lisboa (Dez '08)

O BiciCamp começou cerca de 45 min mais tarde do que o previsto. Tal teve a ver com o facto de a Cicloficina se ter arrastado um pouco mais também (as pessoas chegavam para a desconferência e no meio da conversa, ah, já agora, via-se este problemazito aqui ou ali), e com o facto de termos a cave, além do corredor de entrada, ocupados com sacos de lixo de um evento qualquer anterior. 🙁 Era aí que prevíamos conseguir arrumar algumas das bicicletas dos participantes, pelo que gerir a situação foi mais moroso do que o inicialmente planeado. O Ricardo foi quem cuidou destas questões de logística e de comunicação com a Crew Hassan, além de também ajudar na Cicloficina. Outro problema foi lanchar, esperávamos ter o bar aberto pelas 17h mas foi só mais tarde, pelo que alguns de nós fomos comer qualquer coisa a um café em frente (temos pena, mas sem comida no estômago, não há banana para ninguém).

Acho que na próxima edição nada disto se repetirá, aquele dia foi “anormal” na Crew Hassan, por causa do evento Natal Social que decorreu também nessa noite, e a experiência desta primeira desconferência também permitirá melhorar as subsequentes.

Tirei poucas fotos, e ficaram mázinhas, mas é o que se arranja. Estão aqui.

1º BiciCamp em Lisboa 1º BiciCamp em Lisboa

Durante a Cicloficina, e durante o BiciCamp, senti-me mesmo contente com aquilo. Uma sensação de comunidade que só me lembro de sentir no “Um dia por Lisboa” a que assisti há tempos. 🙂

Quanto ao tema que propus, o Código da Estrada, não tive oportunidade de apresentar e discutir com os aderentes ao grupo mais que 20-25 % do mesmo, nem deu para aquecer :-P, mas valeu a pena pelo input mesmo assim. Espero continuar na próxima desconferência, porque interessa-me obter feedback de outras pessoas, e ter acesso a diferentes perspectivas para afinar as minhas impressões e opiniões, e consolidar um conjunto de propostas de alteração ao CE.

Gostei do formato da desconferência. Fiz a minha apresentação com um slideshow a passar no portátil, apoiado numa cadeira ao meu lado, que me ia indicando o caminho e que servia de apoio ao que eu ia dizendo, mas diferiu de uma apresentação convencional porque a conversa ia fluindo, em vez de ser relegada para o final. A consequência foi que muito ficou por apresentar, mas o mais importante é que aquilo que foi apresentado foi discutido e não ficou “para a próxima”. Gostei do contexto, com todos sentados no chão em roda, ao mesmo nível e próximos como numa conversa de coffee break. Apesar da timidez e inibição social que me são intrínsecas e com as quais me debato sempre em situações destas, aquele contexto permitiu-me sentir-me à vontade e não-intimidada. 🙂 Algo que não aconteceria num evento mais convencional.

Estou muito contente por termos arriscado o formato da desconferência, por termos avançado com o evento mesmo on short notice, e estou ainda mais contente por ter visto interesse por parte de tantas pessoas. 🙂 Vamos ver se conseguimos ir mantendo as coisas a mexer e a avançar! 😉

Fomos para Lx de bicicleta (com boleia do comboio entre Paço de Arcos e o Cais do Sodré), onde as Xtracycle deram um jeitão para transportar o quadro branco, o flipchart, as ferramentas, etc, para a Cicloficina e para a desconferência.

A caminho da Cicloficina & BiciCamp

Apanhámos o comboio de volta à meia-noite, depois de jantarmos e darmos mais dois dedos de conversa na Crew Hassan. Pedalar de volta para casa, àquela hora, foi fixe. Já sabem que adoro pedalar de noite, é uma paz, foi o final de dia perfeito. 🙂

A discussão dos Temas do 1º BiciCamp continua no wiki, que foi entretanto ligeiramente reformulado para evoluir com o desenrolar dos acontecimentos. E a 2ª edição está já prevista para dia 18 de Janeiro, também a seguir à Cicloficina, e prevê-se que seja uma continuação da 1ª, com os mesmos temas, provavelmente.

Esta entrada foi publicada em empreendedorismo, eventos, mobilidade com as tags , , , , , , , , . ligação permanente.

3 Responses to Cicloficina & BiciCamp

  1. Hugo diz:
    Mozilla Firefox 3.0.5 Windows XP

    Car@s amig@s,

    Faltam apenas 823 assinaturas para a petição “Extensão aos velocípedes dos benefícios fiscais à aquisição de veículos não poluentes”

    http://www.petitiononline.com/mod_perl/signed.cgi?IRSBICIC

    Fala com os teus amigos, familiares e conhecidos. Fala-lhes desta petição e pede-lhes para assinar. Se eles não tiverem tempo ou forma de aceder à petição, pede-lhes o nome e nº de BI e assina tu a petição.

    Vamos todos reunir o maior nº de assinaturas e assim completar as 5000 necessárias para levar este assunto a discussão na Assembleia da Republica e colocar de novo este assunto nos jornais e nas televisões.

    A tua ajuda é essencial para que as bicicletas possam ter benefícios fiscais e assim promovermos ainda mais uma mobilidade mais sustentável.

    Participa!

  2. Pingback: BiciCamp II - the comeback at b a n a n a l o g i c

  3. Pingback: A Alleycat « b a n a n a l o g i c

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *