The Walker and the City – O Peão e a Cidade – Colóquio Internacional

Organizado pela ACA-M, o Mestrado em Risco, Trauma e Sociedade – ISCTE, PQN-COST Action 358 e a Fundação Friedrich Ebert

Dia 12 de Novembro das 9.45h às 18.00h.

O encontro fortuito entre cidadãos anónimos é a pedra de toque da vida urbana. Os espaços exteriores de atracção de gente são o garante da interacção entre gerações, classes sociais e comunidades, e de construção da “coisa pública”.

Por toda a Europa, as preocupações ambientais e energéticas, associadas a novas exigências de qualidade na vivência urbana, têm contudo promovido visíveis alterações nos paradigmas ideológicos que balizam o discurso e a prática da gestão urbana.

O presente Colóquio procura reflectir, numa perspectiva comparada e a nível europeu, sobre essa categoria funcional da mobilidade urbana, tão ubíqua e estigmatizada que é o “peão”. Para tal, foram convocados especialistas europeus de reconhecido mérito em áreas tão diversas como a engenharia de transportes, o urbanismo e as ciências sociais.

No contexto deste Colóquio Internacional, é também promovida uma Mesa Redonda juntando investigadores e organizações da sociedade civil portuguesa, onde se procurará fazer uma avaliação da situação da pedonalidade em Portugal.

No final do Colóquio será lançado o livro de Aymeric Bôle-Richard, Pedonalidade no Largo do Rato: Micro-poderes. Uma edição ACA-M.

PROGRAMA

The Walker and the City – O Peão e a Cidade
Dia 12 de Novembro 2008
Goethe-Institut Portugal

Campo dos Mártires da Pátria, 37
1169-016 Lisboa

9:45h – Recepção e registo
10:00h – Abertura: Presidente do ISCTE
10:10h – Apresentação do Programa: Reinhard Nauman (FES), Manuel João Ramos e Mário José Alves, coordenadores da Acção COST em Portugal.
10:20h – Melhor mobilidade com menos automóveisHeiner Monheim (Universidade de Trier, Alemanha)
10:40h – Andar, tempo e espaço público: percepções, políticas e perspectivasDaniel Sauter (Urban Mobility Research, Suíça)
11:00h – Debate
11:20h – Intervalo para café
11:40h – Comodidade e segurança dos peões na Europa: passado e futuroNicole Muhlrad (INRETS, França)
12:00h – Necessidades de qualidade para peões (Pedestrian Quality Needs)Rob Methorst (Coordenador da Acção COST-PQN, DVS-CTN, Holanda)
12:20h – Debate
13:00h – Intervalo
14:30h – Mesa RedondaSociedade Civil: Estudos, participação e conflito…
15:40h – Uma abordagem etnográfica à Rambla del Raval: espaço (público?) e peões.Gerard Horta (Universidade de Barcelona, Espanha)
16:00h – Debate
16:30h – Intervalo para café
16:50h – O sistema de gestão de acesso de Londres (LAMS) e o estado do andar a pé.Jim Walker (The Access Company, Reino Unido)
17:10h – Peões: cidadãos de segunda?Ralf Risser (Universidade de Lund, Suécia)
17:10h – Debate
18:00h – Lançamento do novo livro editado pela ACA-M: Pedonalidade no Largo do Rato: micro-poderes, de Aymeric Bôle Richard.

Inscrições (GRATUITAS): Fundação Friedrich Ebert, Tel. 213573375, Fax 213573422, mail: info@feslisbon.org

Com o apoio de: European Cooperation in the field of Scientific and Technical Research, Goethe-Institut Portugal, Instituto da Mobilidade e dos Transportes Terrestres IP, Câmara Municipal de Lisboa, Carris.

Nota: Quando me inscrevi (junto da Feslisbon) perguntei se tinham estacionamento (ou outro local onde se pudesse estacionar) para bicicletas, pois bicicleta+comboio é a minha primeira opção de mobilidade para ir a isto. Reencaminharam-me para o local do colóquio, telefonei, mais tarde enviaram-me um mail a dizer que «por motivo de espaço, não é possível parquear as bicicletas no Goethe-Institut». 🙁 Entretanto, vi que aqui divulgaram o evento com mais info, nomeadamente acerca das opções de mobilidade. Vamos torcer para que os senhores do parque para carros sejam tão fixes como outros têm sido. 🙂

Site oficial do Colóquio aqui.

Esta entrada foi publicada em eventos, mobilidade com as tags , , , , , . ligação permanente.

2 Responses to The Walker and the City – O Peão e a Cidade – Colóquio Internacional

  1. Internet Explorer 6.0 Windows XP

    Parece interessante, sobretudo pela responsabilidade dos intervenientes na acção do pensar da cidade.

    Só não descobri de imediato se é pago ou de entrada livre?

  2. Mozilla Firefox 3.0.3 Ubuntu Linux

    Miguel, a inscrição é gratuita. 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *