A decadência das salas de cinema

O pessoal do ramo queixa-se que as vendas de bilhetes para o cinema (e subsequentes lucros) têm baixado muito nos últimos anos. Culpam os downloads pela internet, a que chamam pirataria.

Claro que a maior acessibilidade dos filmes em DVD, os equipamentos de "home theatre" mais baratos, e por aí fora, levam algumas pessoas a deixar de ir ao cinema, ou a diminuir a frequência com que lá vão. E acho que o facto de facilmente se sacar filmes da net também contribui para isso, embora menos. Mas ver um filme em casa e ver no cinema não são experiências comparáveis, e têm, cada uma, o seu espaço.

Para muitas pessoas, se não vissem os filmes sacados da net também não os iriam ver ao cinema, porque não teriam dinheiro para tal. Por isso a escolha não é entre pessoas a ver filmes "sem pagar" e passar a ter essas mesmas pessoas a ver todos aqueles filmes "a pagar". É ter pessoas a poder ver os tais filmes (sem custos acrescidos para os seus "fazedores") e, por isso, terem uma vida mais rica em experiências de lazer, em cultura geral, etc, sem pagar, ou ter essas pessoas a NÃO usufruirem daqueles filmes, a NÃO aumentarem a sua cultura geral (nomeadamente no que respeita a actores, realizadores e afins que a poderiam levar a outros consumos – pagos – no futuro) e sem ninguém receber dinheiro de qualquer forma!!
Eu gosto de ir ao cinema. Mas não gosto de – pagar bilhetes a preços cada vez mais elevados (5,20 €?!?!!!!) e – :

  • ter que andar por salas onde as alcatifas estão imundas, cheias de manchas castanhas, e pegajosas,
  • ter que me sentar em bancos com buracos no estofo, manchas, e pastilhas elásticas às vezes (ou outras coisas peganhentas),
  • haver pipocas espalhadas por todo o lado
  • verificar que têm eliminado progressivamente mais pessoal do apoio ao cliente (agora tenho que comprar os bilhetes no balcão da comida)
  • já não haver ninguém a indicar-nos o lugar (não é por mim, mas assim evitaria as cenas de chegar e ter outras pessoas nos lugares dos nossos bilhetes)
  • às vezes querer pedir um daqueles blocos para os putos mas não haver empregados à vista
  • em vez de apenas trailers de outros filmes no cinema, ter que gramar com publicidade a bebidas, carros, serviços de fornecimento de internet, etc, como se estivesse a ver televisão!…
  • e ter ainda que levar com anúncios de campanhas estúpidas anti-pseudopirataria QUANDO EU PAGUEI A PORCARIA DO BILHETE PARA ESTAR ALI!

Já pra não falar do facto de a maioria das salas estarem integradas em centros comerciais (e cada vez maiores) sem acesso independente do exterior (temos sempre que entrar para a confusão mesmo que só queiramos ir ao cinema…)

Sinceramente, cada vez me dá menos gozo ir ao cinema… 🙁

Esta entrada foi publicada em sociedade com as tags . ligação permanente.

1 Response to A decadência das salas de cinema

  1. Pingback: Chulos e sabotadores da era digital at b a n a n a l o g i c

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *