Hoje acordei a horas indecentes para ter tempo suficiente para acordar e perder um bocado aquela voz de cama para participar em directo no programa do José Candeias na Antena 1. Foram pouco mais de 6 minutos de entrevista, numa rubrica semanal que visa dar a conhecer pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte na cidade. Li o repto do José no site da MC e lembro-me de o Miguel Barroso ter dito que ia participar. Acho relevante esta rubrica (será provavelmente única no país), pois ajuda a dar visibilidade e um rosto humano (ou pelo menos voz 😉 ) aos ciclistas actuais, contribuindo para a desconstrução de ideias feitas e preconceitos, desmistificando algumas questões. Precisamos de coisas assim, que mostrem que há pessoas que optam livremente pela bicicleta como meio de transporte principal ou complementar, quem são, o que fazem, o que pensam, etc. Passar a mensagem que são pessoas como as outras, que devem ser respeitadas nas suas opções, e que estas não são menos válidas que as outras.
Aqui fica a minha intervenção. Infelizmente o programa não tem um arquivo, pelo que não dá para aceder aos testemunhos dos outros intervenientes.
[audio:http://azulebanana.com/anabananasplit/wp-content/uploads/2010/04/utilizacao_da_bicicleta_-_ana_pereira_-_29_abril.ogg]O José procura mais ciclistas que queiram participar no programa. Respondam ao apelo (jose.candeias@ext.rtp.pt), é um pequeno “activismo de sofá” que só nos leva meia dúzia de minutos e pode fazer muito pela mudança de mentalidade da sociedade no que aos ciclistas diz respeito. E isso é fundamental para sermos bem sucedidos nos esforços pela alteração ao Código da Estrada, à promoção de condições de estacionamento e multi- e inter-modalidade, etc.
P.S.: Amanhã é dia de Massa Crítica. Apareçam! Eu este mês devo conseguir ir também! 🙂
olá ana,
parabéns pela participação. gostei bastante.
é um grande contributo.
beijos
Olá Hugo,
Obrigada. Podias participar também e dar o teu testemunho de ciclista em Lisboa e em Moçambique. 😉
Bjis
Pingback: Dia de “cardume” de bicicletas na cidade! « Blog da Cenas a Pedal
eu até ia mas partiram-me as canetas há uns anos
gostei do dia de cardume de bicicletas bebe-se bem