Ciclistas, cheguem-se à frente!

Hoje acordei a horas indecentes para ter tempo suficiente para acordar e perder um bocado aquela voz de cama para participar em directo no programa do José Candeias na Antena 1. Foram pouco mais de 6 minutos de entrevista, numa rubrica semanal que visa dar a conhecer pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte na cidade. Li o repto do José no site da MC e lembro-me de o Miguel Barroso ter dito que ia participar. Acho relevante esta rubrica (será provavelmente única no país), pois ajuda a dar visibilidade e um rosto humano (ou pelo menos voz 😉 ) aos ciclistas actuais, contribuindo para a desconstrução de ideias feitas e preconceitos, desmistificando algumas questões. Precisamos de coisas assim, que mostrem que há pessoas que optam livremente pela bicicleta como meio de transporte principal ou complementar, quem são, o que fazem, o que pensam, etc. Passar a mensagem que são pessoas como as outras, que devem ser respeitadas nas suas opções, e que estas não são menos válidas que as outras.

Aqui fica a minha intervenção. Infelizmente o programa não tem um arquivo, pelo que não dá para aceder aos testemunhos dos outros intervenientes.

[audio:http://azulebanana.com/anabananasplit/wp-content/uploads/2010/04/utilizacao_da_bicicleta_-_ana_pereira_-_29_abril.ogg]

O José procura mais ciclistas que queiram participar no programa. Respondam ao apelo (jose.candeias@ext.rtp.pt), é um pequeno “activismo de sofá” que só nos leva meia dúzia de minutos e pode fazer muito pela mudança de mentalidade da sociedade no que aos ciclistas diz respeito. E isso é fundamental para sermos bem sucedidos nos esforços pela alteração ao Código da Estrada, à promoção de condições de estacionamento e multi- e inter-modalidade, etc.

P.S.: Amanhã é dia de Massa Crítica. Apareçam! Eu este mês devo conseguir ir também! 🙂

MC Abril 2010

Esta entrada foi publicada em mobilidade, sociedade com as tags , , , , , . ligação permanente.

4 Responses to Ciclistas, cheguem-se à frente!

  1. Hugo diz:
    Mozilla Firefox 3.6.3 Windows Vista

    olá ana,

    parabéns pela participação. gostei bastante.
    é um grande contributo.

    beijos

  2. Mozilla Firefox 3.5.9 Ubuntu Linux

    Olá Hugo,

    Obrigada. Podias participar também e dar o teu testemunho de ciclista em Lisboa e em Moçambique. 😉

    Bjis

  3. Pingback: Dia de “cardume” de bicicletas na cidade! « Blog da Cenas a Pedal

  4. Internet Explorer 8.0 Windows 7

    eu até ia mas partiram-me as canetas há uns anos
    gostei do dia de cardume de bicicletas bebe-se bem

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *