Mobilidade para todos

O meu interesse na temática das bicicletas dedica especial atenção às pessoas com limitações intrínsecas na sua mobilidade. Pessoas com deficiências físicas/motoras e cognitivas também podem andar de bicicleta! Neste país que vota tanta gente a uma ostracização forçada quase não se vêem pessoas de cadeiras de rodas e/ou com outro tipo de limitação. Não as vemos nas ruas, nos parques, nos supermercados, nos cinemas, nas praias, nas escolas, nos institutos públicos tipo Finanças, por exemplo. Talvez as vejamos mais nos hospitais…

Há muito a fazer no campo da acessibilidade e mobilidade em Portugal, quer para pessoas "normais", quer para as outras. E parece-me que as bicicletas têm um papel a desempenhar, quer do ponto de vista logístico (facilitam a vida a quem pode andar nelas em autonomia e a quem tem que andar a ajudar pessoas dependentes) quer do ponto de vista lúdico e emocional (é como a terapia de andar a cavalo, por exemplo).

Tenho pesquisado sobre este tipo de bicicletas e encontram-se bastantes empresas, modelos e organizações na web. Para começar recomendo uma leitura do Special Needs Buyer's Guide, uma secção da revista VeloVision que eles disponibilizam para download gratuito. 🙂

O problema destes modelos é sempre o preço, por serem feitas em pouca quantidade e muitas vezes à medida do cliente. Aqui o Estado deveria ter um papel a desempenhar…

Acho indecente haver pessoas que não saem de casa, não fazem uma vida mais normal, mais sã, por não terem acesso às condições necessárias, quer de equipamento especial quer de infraestruturas públicas que discriminam brutalmente os cidadãos…. 🙁

Algumas empresas:

Van Raam

Bicicleta + cadeira de rodas independente

Buddy Bike

Buddy Bike

Body Cycles

Body Cycles

Cyclemakers

Cyclemakers

Epple

Epple

(Epple Millenium, foto aqui)

Greenspeed

Greenspeed

Esta entrada foi publicada em mobilidade, produtos com as tags , . ligação permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *