Na última vez que fui a casa da minha avó, já estavam os 3 geradores instalados, embora apenas um em funcionamento.
Não resisti e fui lá acima vê-los de perto. 😛
A escala daquelas coisas é gigantesca!!
Estranhamente, mesmo por baixo daquilo não se ouvia barulho algum das hélices a girar, apenas um zumbido do motor. Mas lá em baixo, onde fica a casa da minha avó e a dos meus tios (um pouco mais para trás), ouve-se um “zuuummmm” mais forte e que parece estar associado ao girar das hélices…
O ruído não é dramático, mas em algumas situações/circunstâncias pode ser um bocado incomodativo. Esperemos que os 3 a funcionar não seja muito pior…
Quando lá fui ao monte espreitar ainda andei às voltas à procura de outra coisa, a escola antiga da minha mãe e dos meus tios. Não a encontrei mas vi imensas casinhas lá no alto, incluindo esta, que ou era mesmo nova ou restaurada:
Atrás tinha outra, em ruínas. Está à venda. Parei lá e fui bisbilhotar. Não imaginam o silêncio daquele lugar. Um silêncio ABSOLUTO. Mesmo com os geradores a pouca distância. Só muito raramente passava algum carro. De resto,… era o silêncio. Não me lembro da última vez que senti tanta paz. 🙂 Nada a ver com o Algarve que a maior parte das pessoas conhece… (e que eu detesto!).
Olá,
Aqui no Brasil alguns movimentos de ecologistas estão se opondo a criação desses usinas devido a ‘poluição visual’.
Não tenho opinião formada sobre isso, mas num primeiro momento, acho até que não é tão feio assim.
Veja só uma das usinas que temos por aqui (fica a uns 150Km da minha cidade):
http://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Eólico_de_Osório
Excelente artigo.
Obrigado pela informação.
Cumprimentos