Sobre

Este blog é o meu mural, o meu diário digital, a minha agenda, o meu álbum de memórias, o meu jornal, a minha televisão. Nele registo e tento influenciar e mudar o meu mundo, e compreendê-lo. Existe aqui desde 2006, mas começou aqui, em 2005.

Escrevo desde divagações íntimas ou simplesmente pessoais, até dissertações relacionadas com a minha actividade profissional que tem poucas fronteiras com as minhas actividades pessoais – para mim não há “trabalho” vs. “vida pessoal”, ambos se misturam e sobrepõem, pois são partilhados, construídos e vividos com a mesma pessoa, e porque o meu trabalho foi uma escolha deliberada, algo procurado e criado para poder fazer o que me dá gozo e realização pessoal, e nos meus próprios termos.

A minha formação académica é na área da química e biotecnologia, em que me licenciei em 2006 na FCT-UNL. Contudo, não exerço uma profissão na área, actualmente dedico-me inteiramente a actividades de formação, consultoria, comércio e serviços diversos na área da mobilidade em bicicleta, no âmbito da empresa a dois que, juntamente com o meu namorado, criei aos 25 anos. É um projecto puramente de fé, porque acreditamos no valor daquilo que fazemos e como o fazemos, e porque sabemos que não seria feito se não estivéssemos cá. É difícil mas preenche-nos como só as coisas difíceis conseguem.

Num mundo de desigualdades, opressão, injustiça, solidão e miséria, num país cronicamente em crise, e numa época de desilusão, incerteza e medo, sei que tenho sido uma pessoa privilegiada. A minha visão da vida tem-se consolidado para me maravilhar com, e apreciar, as coisas boas que acontecem e com as coisas más que não vão acontecendo. E já não lamento nem remoo as coisas más por que efectivamente passei, de alguma forma fizeram-me melhor, mais forte, mais sã, mais grata, e levaram-me até aqui, um lugar bom. Levo uma vida simples mas independente, ainda que precária. Mas já não fico tão ansiosa com essa precariedade, aprendi que a vida é mesmo assim, e temos que levar um dia de cada vez. Com isso, consegui identificar e saborear melhor os momentos de serendipity de que vou tendo a sorte de beneficiar.

Estou envolvida em movimentos sociais de defesa da mobilidade a pé, de bicicleta e transportes públicos, e qualidade de vida urbana em geral. Fui co-fundadora da MUBi, uma associação de utilizadores de bicicleta como meio de transporte, onde contiuo a ser um membro activo, colaborei na implementação do projecto Cicloficina e no Passeio Livre, sou activista da Massa Crítica, e sou co-responsável pela plataforma Bicicultura.org.

Em termos de rótulos, sou ateia, liberal, ‘ambientalista’, pró-escolha, ‘existencialista’. Sou totalmente apartidária, mas não apolítica. Tratar os outros como gostaria de ser tratada é o meu principal “mantra”, que uso para me melhorar a mim própria e ao mundo que me rodeia.

Contacto: bananalogic [at] gmail [.] com