Mixing barato em Linux – 2

Melhor que usar o XMMS para este fim, talvez seja usar o Audacious. Baseado no XMMS tem um feeling mais actualizado e parece-me que o desenvolvimento continua. As notícias no site do XMMS parecem ser actualmente anúncios cheios de sarcasmo quando uma distribuição qualquer deixa de ter o XMMS nos repositórios… 😛

Podemos usar o truque que usei para o XMMS de redefinir a variável de ambiente $HOME para ter configurações independentes para cada player, mas no Audacious não é assim tão simples, porque algumas coisas ficam na directoria principal de configuração, como as presets de equalização, mas isso não é algo negativo, já que basta definirmos as que pretendemos usar e ficam disponíveis nos dois players e no player principal.

Além disso não existe opção de várias instâncias nas configurações do Audacious, mas podemos editar o ficheiro de configuração para obter essa funcionalidade.

As minhas configurações estão disponíveis aqui.

O mais certo é ser necessário reconfigurar a posição de cada janela, etc, depois de correr o script de arranque das duas instâncias.
Da próxima vez que o script for lançado estará tudo como ficou, inclusive as posições das janelas.

Quanto a equalização as principais presets serão o corte das frequências agudas, graves e médias (vozes e idênticos). Eu estou a usar este ficheiro que pode ser copiado para $HOME/.audacious/eq.preset.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*