Bicicultura

Nada como a slow season para pôr coisas a andar. 🙂

Já está a funcionar o bicicultura.org. É um domínio que criei com o Bruno para “fazer coisas” no âmbito da mobilidade em bicicleta, a título pessoal.

A primeira cena a rolar foi o Planeta Bicicultura, um agregador de blogs. A ideia é reunir num só local posts relacionados com bicicletas (coisas do dia-a-dia, rants, novidades, whatever), na vertente não-desportiva. Tipo, imaginem que curtem acompanhar as minhas deambulações ciclísticas, mas que não estão para aturar as minhas rants políticas e pessoais além desse tema. Podem optar por seguir apenas o Planeta (visitando o site ou subscrevendo a feed), onde estou agregada, pois os posts que lá aparecem são seleccionados com a tag “bicicultura” aplicada no blog original. Assim, mesmo que alguém tenha um blog que não aborde exclusivamente o tópico da mobilidade em bicicleta, pode contribuir apenas com os posts que escreve nesse âmbito. O agregador visa criar uma fonte mais regular de conteúdo nesta área, visto que ainda somos poucos nesta “scene” a blogar, e muitas vezes com pouca regularidade. Assim, há um site que está sempre a mexer. 🙂

Entretanto surgiu a cena da desconferência, que chamámos de BiciCamp, inspirado no BarCamp. E alojámos o wiki do evento no Bicicultura.

Outra ideia entretanto implementada é uma lista de e-mail, Conversas da Bicicultura. A ideia é ter um espaço onde possamos partilhar experiências, opiniões, novidades, com espaço para discussões políticas e filosóficas sobre o tema da mobilidade em bicicleta e tópicos associados. Os off-topics não são encarados como pecados capitais desde que de algum modo relacionados com este tema, mesmo que indirectamente (ex.: planeamento urbano, modos suaves, restrição ao uso do automóvel, etc). A ideia surgiu da experiência da lista da MC, cujas discussões animadas por vezes afastam pessoas da lista e da própria MC, o que é indesejável. Assim, quem subscrever esta nova lista é mesmo porque quer manter-se informado e está aberto à troca de ideias, à discussão alargada destes temas.

Uma vantagem do Bicicultura.org é que pode ser usado como “chapéu” sob o qual incubar e desenvolver iniciativas e projectos nesta área. Em vez de sermos referidos como “pessoas da MC”, algo que é usual, podemos usar outro nome, mantendo intacto o espírito e natureza originais da MC, evitando afastar pessoas da mesma por não se interessarem por estas discussões ou posições e intervenções políticas.

Esta entrada foi publicada em mobilidade, sites com as tags , , , . ligação permanente.

5 Responses to Bicicultura

  1. Mozilla Firefox 3.0.5 Windows Vista

    Já está nos meus feeds! Felicidades para o site.

  2. Sérgio diz:
    Google Chrome 1.0.154.36 Windows XP

    Óptima ideia, Ana 🙂

  3. Mozilla Firefox 3.0.5 Ubuntu Linux

    Obrigada. 🙂 Vamos ver se resulta bem! 🙂

  4. Mozilla Firefox 2.0.0.14 Windows XP

    Muito bom.

    Já mandei a minha inscrição para agregar os posts sobre bicicletas no Planeta BiciCultura.

  5. Mozilla Firefox 3.0.5 Ubuntu Linux

    Olá Zé,

    Fixe! 🙂 Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *