Esta placa (ATI Radeon 9600XT) funciona quase na perfeição e praticamente a toda a velocidade com o Beryl mais recente disponível no servidor do projecto e acima de tudo com os drivers livres disponibilizados pelo Xorg! Brutal! Acabou-se o fglrx cheio de bugs, instabilidade e mais dia menos dia sem suporte para esta placa gráfica!
Não é preciso usar o Xgl, basta o AIGLX que faz parte do Xorg 7.2 incluído no Feisty! 😀
Sigam os passos descritos no Wiki do projecto Beryl, activem o módulo radeon do Xorg (desinstalar o fglrx será necessário) e deverá funcionar. Algumas coisas são um pouco lentas, como o desvanecimento das janelas, mas basta desactivar essas funcionalidade mais lentas que as outras funcionam bem. O cubo, por exemplo, até com transparência funciona sem abrandamentos notórios. Um Beryl e um módulo radeon mais optimizados não estarão assim tão distantes.
Quando vemos os outros sistemas operativos a ser mais exigentes (propositadamente) no hardware e o nosso a cada versão fica mais rápido, mais eficiente, mais bonito e funcional, torna-se ainda mais reconfortante uma escolha que já sabíamos certa.
Reitero que algumas funções têm algum abrandamento, nomeadamente qualquer tipo de desvanecimentos de janelas, se não conseguirem lidar com isso, desactivem o Beryl. 🙂
Também achei um grande passo em frente este Herd 5.
No meu sistema mais problemático funcionou tudo à primeira e pela primeira, pois pela primeira vez um SO “descobriu” tudo o que este computador tinha. Nem Windows (qualquer um), BSD’s, outras distros Linux (e não foram poucas – para aí umas 20) e Solaris “alikes”.
Era um pouco céptico quanto ao Ubuntu, mas desta vez as barreiras caíram. Nunca tinha visto nada semelhante. Um Linux assim só depois de muito trabalho com as configurações correctas para aquela máquina e tudo à unha!
E ainda não é a versão final!
Cumprimentos.
PS: os pormenores da máquina estão aqui:
http://bitate.blogspot.com/search/label/testbed
Gostaria de executar o Beryl no Solaris 10, alguém pode assistir-me?
E mesmo sendo possível, eu observei no sítio da Sun que o Solaris não possui suporte (drivers) para ATI! T_T
jocaferro, existem programas para reconhecimento de drivers para Windows: “Driver Genius Pro” e o “Everest”. Não há escapatória com eles.