6ª-feira e domingo com bicicleta

Hoje é dia de Massa Crítica. Peguem na bicicleta e apareçam no Marquês, em Lisboa, até às 18h30, hora do arranque.

Cartaz Massa Crítica

A Massa Crítica, para quem não sabe, é uma volta pela cidade, à tradicional hora de ponta da última 6ª-feira de cada mês, em bicicleta (ou outros veículos movidos a energia humana), com carácter de celebração do uso da bicicleta. Não pretende ser de antagonização dos outros utentes da estrada, nem pretende ser anti-carro, é apenas pró-bicicleta (e andar a pé e de transportes públicos…). Apenas procura mostrar que a bicicleta é uma opção interessante, válida, divertida, amiga do ambiente, convivial, agradável e ao alcance de muita gente.

A Massa Crítica é aquilo que quem nela participa fizer dela, em cada edição. Se só aparecerem crianças a imagem que passará será a de um evento infantil, se só aparecerem betos, será uma cena de betos, se só aparecerem hippies será um evento hippie, etc. Se só aparecerem pessoas numa mentalidade de confrontação e anti-carro, será essa a vibe dessa bicicletada. Por isso é importante participar, quanto mais diversa e heterogéna for a Massa Crítica mais eficaz será em transmitir a ideia de que a bicicleta é para todos. Não há percursos pré-definidos, tudo é decidido na hora. É como se fosse um grupo a ir de carro para um casamento, por exemplo. Não é desporto, nem sequer é uma manifestação política tradicional. É apenas um grupo de pessoas a deslocar-se para um sítio, de bicicleta.

E no Domingo há uma Alleycat Race em Lisboa! É uma espécie de peddy-paper em bicicleta.

Alleycat Race Lisboa

E a Cicloficina de Junho coincidirá parcialmente com a corrida (foi adiada justamente para isso, pois vai ser um dos checkpoints da Alleycat).

Logótipo Cicloficina Lisboa

Na Cicloficina é possível obter alguma ajuda a resolver pequenos problemas na bicicleta (afinar travões e mudanças, apertar parafusos, montar peças ou acessórios, etc), e aprender a fazê-lo.

Não vou poder ir à MC hoje :-(, mas estarei na Alleycat Race, visto eu e o Bruno (que estará na Cicloficina) estarmos a ajudar o Ricardo na organização.

Divulguem estes eventos ciclo-culturais, participem e levem amigos! 😉

Esta entrada foi publicada em eventos com as tags , , , , , . ligação permanente.

1 Response to 6ª-feira e domingo com bicicleta

  1. Pingback: A Alleycat « b a n a n a l o g i c

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *