Obter listagem de todos os comandos em Linux

Será algo com pouco interesse para os utilizadores habituais e mais experientes, mas é uma dúvida de poderá surgir a novos utilizadores: como poderei saber todos os comandos disponíveis na linha de comandos do Linux (ou GNU/Linux)?

Num sistema Linux, todos os comandos disponíveis acabam por ser as aplicações instaladas e os comandos internos do interpretador de comandos usado, que comummente será a bash.

Uma forma simples de obter está listagem será no terminal carregar na tecla TAB duas vezes e responder ‘(s)im/(y)es’ quando for pedido se pretendemos que sejam listados os comandos.

tab-tab.png

Não é algo que se descubra à partida, mas a tecla TAB é usada para completar elementos introduzidos na linha de comando (comandos, nomes dos ficheiros, opções dos comandos, etc), ou mostrar sugestões para essa completação.

Para se saber mais sobre um comando (para comandos que tenham página de manual) pode-se sempre aceder ao manual do comando com o comando ‘man’. Basta executar ‘man nome_do_comando’. Se existir uma página de manual para esse comando ela será exibida. Para sair dessa visualização basta carregar na tecla ‘q’.

Para comandos internos da bash pode-se sempre fazer man bash e procurar por eles para saber o que fazem.

Os comandos a que se tem acesso e que não sejam comandos internos da bash, estão nos directórios indicados numa variável de sistema: $PATH.

Uma forma de listar os ficheiros que estão nesses directórios poderá ser a seguinte:

$ ls `echo $PATH|sed -e s/:/\ /g` | less

E como a listagem é passada para o paginador less, podemos navegar na lista à vontade e sair com a tecla ‘q’ como no comando man.

Muitas vezes não é possível saber à partida o que faz cada comando só pelo nome, e se o comando não tiver uma página de manual, numa distribuição baseada em Debian podemos sempre saber a que pacote pertence e que funcionalidade esse pacote pretende fornecer com:

$ dpkg -S `which comando`

E depois saber mais informação com:

$ apt-cache show pacote

Por exemplo (parte menos relevante cortada):

$ dpkg -S `which gimp`
gimp: /usr/bin/gimp

$ apt-cache show gimp
Package: gimp
Section: graphics
Description: The GNU Image Manipulation Program
The GIMP lets you draw, paint, edit images, and much more! GIMP includes the functionality and plug-ins of other famous image
editing and processing programs.

5 comentários em “Obter listagem de todos os comandos em Linux”

  1. Mozilla Firefox 2.0.0.4 Ubuntu Linux

    Sim, depois de enviar a resposta achei que talvez valesse a pena fazer um post sobre isto.

    Quando executas a bash existem variáveis de sistema (campos que guardam valores, como a $HOME que tem o endereço do directório onde estão os ficheiros do teu utilizador). São também denominados parâmetros na documentação da bash.

    Podes ver uma lista no manual da bash (man bash) e procurar por ‘^PARAMETERS’. No less é a / para iniciar a pesquisa, o ^ serve para indicar que está no início da linha.

  2. Mozilla Firefox 2.0.0.4 Windows XP

    OFF topic: posso fazer uma pergunta…
    chego aqui via planet geek,antes demais.

    Ok, um conselho: quero experimentar um linux. Aconselhas a tirara versão de cd do caixa mágica e experimentar aquilo fazendo , para começar a experimentação do CD do caixa mágica ou outra coisa.
    Eu sou um tipo que usa xp…obviamente, mas começo a ficar um pouco farto e estava pelo menos interessado em fazer um arranque duplo. Em saber como se fará.
    O linux caixa mágica é o ideal para começar? Ou não?
    Isto de uma pessoa que nunca usou linux…
    Eu sei instalar um xp ou um officemas nunca mexi no linux.

    Outra coisa: existe algum sitio/blog em portugues que tenha uma tradução/equivalencia entre programas de linux e programas de windows?
    Por exemplo sei que o gimp é equivalente ao photoshop e o opeen office ao ms office.
    mas o resto? para quemnão sabe nada como obtém a informação?
    Obrigado desde já…
    Bluey, agradecia em caso de resposta que fosse para e email se possível…estou a ficar um bocado senil para conseguir memorizar todos os sites que vejo e mais ainda no planet geek dado que voçês são bastantes e não quero andar à pesca 🙂

    E obrigado outra vez…

  3. Mozilla Firefox 2.0.0.4 Ubuntu Linux

    Oi Pedro, segue resposta para o e-mail, também.

    Existem vários sites com informação desse tipo, numa pesquisa vaga encontrei este em pt_BR: http://www.tuxresources.org/blog/winlin/

    Mostra alguns comparativos, usando como exemplo uma distribuição de Linux que usa o ambiente de trabalho GNOME.

    Um site engraçado e com informação exposta de uma forma interessante é o whylinuxisbetter.net, tens a versão em português do Brasil em http://www.whylinuxisbetter.net/index_br.php

    Quanto à escolha de distribuição para te iniciares, qualquer uma que seja amigável para iniciantes serve, as que tiverem um CD que possas experimentar antes de instalar ainda serão melhores. Experimenta a Caixa Mágica, e se sentires que não te enche as medidas, o que não falta são alternativas.

    Experimenta o que puderes e não te coíbas de procurar ajuda, nem desistas se algo não correr bem à partida. Usares um sistema livre como algo baseado em Linux só te traz vantagens. 😀

  4. Mozilla Firefox 2.0.0.2 Debian GNU/Linux

    Esta da TAB duas vezes para mostrar todos os comandos tambem não conhecia! Em Linux estamos sempre a aprender!

    Aproveito e dou tb uma achega ao Pedro Silva: arranja vários Livecds, seja o CM, seja o Ubuntu ou Kubuntu, seja Mandriva, Kurumin, opensuse e brinca um bocado com eles, sempre sem instalar. Não desistas logo se algo não correr bem, lembra-te que já outros passaram por isso. Escolhe depois aquela que mais te agradou e que se deu melhor com o hardware do teu PC e instala-a. Dual boot é uma opção. As experiencias tambem as podes fazer com o VMware no teu xp.
    E depois conta as tuas atribulações e vitórias por aqui, por exemplo…

    Cumprimentos

    RedTuxer

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*