Programa para o serão de hoje

Integrado na Conferência internacional “Roteiro Local para as Alterações Climáticas: Mobilizar, Planear e Agir, em Almada, há hoje à noite sessão de cinema: Cineclima – Mostra de filmes sobre Alterações Climáticas.

Outra opção:

Esta quinta-feira, das 19h às 20h30, no Centro Social do Gaia, antes do Jantar Popular, terá lugar mais um debate “C-days”:

consumir v. tr. 1 fazer desaparecer pelo uso ou pelo gasto…

Comprar, trocar, impingir, oferecer, usar, reutilizar, arranjar, desperdiçar, esbanjar, roubar, vestir, guardar,…
Não faltam verbos transitivos para descrever a nossa relação com os objectos. Desde a primeira ponta de lança em pedra até aos ipods e iphones, também não faltam pessoas que os considerem imprescindíveis. As fronteiras entre objectos essenciais, objectos úteis, objectos de decoração, objectos de recordação e objectos de estimação são nebulosas. Os nossos objectos parecem adquirir os traços das nossas personalidades tais como os nossos animais domésticos. Nesta projecção que anima os objectos aos nossos olhos, muitos de nós encontramos a nossa auto-estima, a nossa segurança e até a nossa definição. Afinal, quem somos sem coisas? E o que são coisas sem nós?

Convidamo-vos, não para petiscar algumas facetas do consumo, mas para produzir as vossas próprias respostas num debate sem publicidade, sem obsolência programada (a não ser as horas do jantar 🙂 ), sem ideias descartáveis, sem embalagens e sem divisão de trabalho.

Quatro convidados ajudarão a responder a quatro das perguntas sugeridas em dez minutos. Se vos apetecer, escolham também uma e exijam quatro minutos! Ou então venham só escutar, comentar, perguntar.. Tudo menos consumir 😉

Apareçam!

Esta entrada foi publicada em ambiente, eventos, política, produtos com as tags , , , , , . ligação permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *