Tertúlia da Bicicleta 2008

Houve uma em 2006 (Junho), outra em 2007 (também em Junho). Com tanto por discutir não podíamos deixar acabar 2008 sem nova edição. 🙂 Já vai no fim do ano, no próximo domingo, dia 21, dia de Cicloficina e 5 dias antes da última Massa Crítica de 2008, mas ainda vai! 😛

logo BiciCamp

1ª desconferência em Lisboa sobre mobilidade em bicicleta

O objectivo deste evento é: reunir num só lugar e em tempo real vários interessados na promoção e defesa da mobilidade em bicicleta, para que possam partilhar conhecimentos, experiências e pontos de vista, com o objectivo de chegar a consensos e/ou opiniões
mais sólidas sobre diferentes questões relativas aos ciclistas, servindo de base para esforços de lobbying, comunicação e cidadania activa.

Há um wiki preparado e que pretende acolher os interessados em participar na desconferência, e servir de suporte de colaboração e preparação do evento: http://bicicultura.org/bicicamp. O wiki é de livre e simples acesso, não exige registo para permitir editar a página.

»»»» Este formato (desconferência) é uma experiência nova, o espaço disponível pode ser um problema, não fazemos ideia quantas pessoas aparecerão. Claro que gostaríamos muito que colaborassem / se inscrevessem no wiki mas não é preciso que o façam para aparecer. As inscrições nos grupos de discussão permanecerão sempre abertas (até é possível alguém mudar de grupo a meio da discussão).

»»»» A ausência de uma estrutura rígida em termos de programa ou organização, das hierarquias tradicionais e do formato mais comum de comunicações em que um orador apresenta um tema e há uma audiência que se limita a pouco mais do que receber o input, pode ser algo desconcertante. Sorrindo Mas ao mesmo tempo uma lufada de ar fresco, uma oportunidade. Não há nada a perder mas muito a ganhar, e no processo podemos divertir-nos um pouco e experimentar novos processos sociais. 🙂

Como participar na desconferência?

Tem alguma questão, relacionada com o objectivo deste evento, que gostaria de apresentar a, ou debater com, outros ciclistas? Veja mais abaixo se já há um tema proposto que englobe essa questão. Se houver, registe o seu nome na lista de “aderentes”. Se ninguém tiver ainda proposto esse tema, acrescente-o à lista no papel de proponente.

Quem não tiver um tema a propôr, pode juntar-se ao grupo do tema que mais lhe interessa discutir, como aderente. Nesse caso, registe o seu nome na lista de “aderentes” do Tema respectivo.

Qualquer participante pode depois mencionar os pontos que gostaria de ver abordados na discussão do tema em que se registou.

Se não houver aderentes a um determinado Tema proposto, o proponente do mesmo deverá juntar-se como aderente a outro grupo cujo Tema lhe interesse.

Como funciona a desconferência?

Discrição sumária: A desconferência inicia-se com todos ao mesmo nível em roda na sala grande. Um facilitador explica o procedimento:

a) Qualquer pessoa pode propor um tema escrevendo num papel de cenário na parede (ou/e usando o tal wiki, em preparação e antecipação do dia do evento)
b) Quem não propuser um Tema (a maioria) pode escolher um ao qual se juntar. Quem propuser um Tema que não tenha adesão terá que se juntar a outro.
c) Os grupos separam-se por temas durante um determinado tempo (uma hora? 1/2 hora?)
d) Os grupos depois de discutirem em separado voltam à sala grande resumir o que discutiram e as conclusões que chegaram com todos.
e) voltar a a)

Informações práticas

Local: Crew Hassan (Rua das Portas de Santo Antão, 159 – uma sala no 3º andar, Lisboa)
Dia: 21 de Dezembro de 2008, Domingo
Hora: Início às 17h. Termina quando a discussão acabar ou quando os participantes dispersarem – temos a sala garantida até às 21h.
Nota: Imediatamente antes, entre as 14h30 e as 16h30 decorrerá na cave / R/C da Crew Hassan a 2ª Cicloficina de 2008!
Jantar: O bar/cozinha da Crew Hassan estará aberto e em funcionamento.

NOTA IMPORTANTE: No mesmo dia decorrerá na Crew Hassan o “Natal Social” (começa esta 5ª-feira dia 18 e termina na 4ª-feira dia 24), e a desconferência foi integrada neste evento, pelo que será requerido o pagamento da entrada na Crew Hassan nesse dia, mesmo para as pessoas que só planeiam ir participar na desconferência. É apenas “1 € ou roupa, comida, brinquedos, material escolar”.

A desconferência não é um evento ao qual se vá assistir, requer participação activa. Partilhar opiniões, colocar questões, interagir.

Temas de conversa e discussão já propostos

TEMA 1 – Psicanálise ao Código da Estrada
TEMA 2 – A bicicleta e os incentivos fiscais no OE2009
TEMA 3 – Propostas pró-bicicleta no OP de Lisboa
TEMA 4 – Nova associação : ciclistas, modos suaves,…?

Os interessados em participar só têm que “estudar” um tema, propô-lo, e/ou juntarem-se ao grupo de um tema já proposto.

No wiki podemos ir listando tópicos que gostaríamos de abordar dentro de cada tema, fazer comentários, sugestões, alinhavar a composição dos grupos/temas (pode-se mudar de ideias! 🙂 ), etc. Preparar a discussão no dia do evento, no fundo.

Só falta 1 semana!!!

Mais info no wiki: http://bicicultura.org/bicicamp

Participem! 🙂

Esta entrada foi publicada em eventos, mobilidade com as tags , , , . ligação permanente.

1 Response to Tertúlia da Bicicleta 2008

  1. Pingback: Cicloficina & BiciCamp at b a n a n a l o g i c

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *