PediBus em escolas de Lisboa!

Falei nos Walking Buses há tempos, mas pensando que iria levar anos até se ver algo similar por cá. Enganei-me e ainda bem. 🙂

A Câmara Municipal de Lisboa vai fazer uns testes-piloto de um projecto destes. Chama-lhe PediBus, e vai ser experimentado em 3 escolas do 1º Ciclo dos bairros de Alvalade e de Campo de Ourique. A iniciativa insere-se no projecto MobQua – Mobilité dans le Quartiers – e visa promover as boas práticas de mobilidade sustentável no interior dos bairros, através da:

• Redução da utilização de modos motorizados nas deslocações internas e de atravessamento aos bairros,
• Integração das rotas cicláveis e pedonais, de modo a potenciar a criação de uma rede estruturada e hierarquizada.

«Um Pedibus é um «grupo de crianças» que andam a pé para a escola segundo um circuito pré-definido e acompanhados por adultos. É uma forma divertida, segura e activa das crianças irem para a escola. O Pedibus pode ser mais ou menos flexível de forma a facilitar as necessidades das famílias. As crianças podem usá-lo todos os dias, dia sim, dia não, uma vez por semana, ou ocasionalmente.»

Desenrolar da acção piloto – PediBus

Na 1ª semana de aulas (de 17 a 21 Setembro), que é coincidente com a semana Europeia da Mobilidade, será feito um trabalho com os alunos nas escolas, por parte dos professores, com o envolvimento da Divisão de Formação e Segurança Rodoviária da DSRT-CML, e da Escola Segura da PSP. O objectivo é de sensibilização, elaboração de um logotipos, dos placares de paragens, de aprendizagem das regras básicas de circulação na estrada, de saída de campo para identificação do percurso e de organização com os pais dos alunos e professores.

Na 2ª semana (24 a 28 Setembro), iniciar-se-á a realização dos diversos PediBus no terreno. Serão realizados 3 circuitos por escola, organizados com cores distintas por dentro dos bairros.

EXCELENTE! 🙂

Esta entrada foi publicada em mobilidade com as tags , , , . ligação permanente.

3 Responses to PediBus em escolas de Lisboa!

  1. Pingback: Walk21 at b a n a n a l o g i c

  2. Pingback: Pedibus em Lx at b a n a n a l o g i c

  3. Pingback: Seminário sobre projectos-piloto de mobilidade suave em Lisboa at b a n a n a l o g i c

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *