Walking School Bus

Este post no Treehugger lembrou-me de postar sobre isto. A única vez em que ouvi falar dos “walking buses” em Portugal foi numa conferência sobre mobilidade sustentável há uns meses (anos?) atrás, em que o material de apoio incluía uns papéis com informação sobre isto.

Basicamente, um walking bus é um grupo de crianças/adolescentes a deslocar-se de e para a escola, a pé, com um adulto à frente a guiar o grupo, e outro atrás. O bus percorre uma rota específica, apanhando “passageiros” em “paragens” específicas ao longo do caminho. O bus funciona faça chuva ou faça sol e toda a gente usa um colete reflector. Ao longo do caminho os miúdos podem conversar com os amigos, aprendem importantes noções de segurança rodoviária e ganham alguma independência. É uma maneira perfeita de combater a obesidade infantil, alertar a consciência para a segurança rodoviária, reduzir a dependência do petróleo e criar comunidades mais amigas, saudáveis e seguras. 🙂

walking-bus_1.jpg
[Fonte]

Cá em Portugal isso poderia ser uma maneira de melhorar as condições dos peões, ao alertar para a sua mediocridade… E era uma maneira de pôr os miúdos que já andam a pé anyway de o fazerem em maior segurança pelas estradas sem passeios nem bermas, ou pelos passeios obstruídos, etc… Mas uma coisa destas é muito “community-driven” e os portugueses não são disso. Não sei se alguma vez pegaria…

Ver Walking School Bus.

Esta entrada foi publicada em ambiente, mobilidade com as tags , , . ligação permanente.

1 Response to Walking School Bus

  1. Pingback: PediBus em escolas de Lisboa! at b a n a n a l o g i c

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *