Jogar FPS em Linux?

Para quem tenha um tempo livre, queira jogar um bocado e goste do estilo de FPS táctico (como o Counter Strike para o Half-Life), saiu esta sexta, dia 29 de Setembro, a nova versão do melhor jogo livre, do estilo, TrueCombat: Elite.

49_380x180.jpg

Podem sacar o jogo (zip para Linux, Windows e Mac a copiar para a directoria do ET) por BitTorrent aqui.

Este jogo corre sobre o motor do Enemy Territory, encaixando ainda na categoria de MOD deste, o que significa que é necessário instalar o ET primeiro. Existem planos para torná-lo um jogo independente mas ainda não se realizaram.

O Enemy Territory é livre, e está disponível para Linux, Mac e Windows, tal como esta MOD. Embora o motor do ET tenha sido disponibilizado, esta MOD é disponibilizada em regime de código fechado. Esta decisão prende-se com motivos de gestão de qualidade e controlo de desenvolvimento, embora tenha contribuido para um atraso de anos no lançamento da versão 0.49. O programador principal (e por vezes único) já indicou que pretende reformular o método de lançamento de updates para que tal não volte a acontecer e uma mudança do código para código aberto está fora de questão.

O ambiente de TrueCombat: Elite desenrola-se num ambiente urbano de guerrilha terrorista, em cenários com enorme qualidade estrutural, ambientes sonoros enquadrados e texturas de grande qualidade. Os mapas são muito melhores que a anterior versão, existindo um número fabuloso de rotas possíveis para chegar aos objectivos, que torna o jogo muito mais complexo, e menos dado a campers. Os pormenores de cada mapa são muito bons, com modelos de grande qualidade.

O jogo tem 3 modos de jogo: CTF, Objective e Body Count. Em CTF (denominado Reinforced Objective nesta MOD) é necessário chegar à base inimiga para roubar um saco com informação classificada, e conseguir trazê-lo para a nossa base. No Objective existem dois locais que é necessário os terroristas destruirem, tendo os soldados das operações especiais que impedir tal de acontecer. No modo Body Count é salve-se quem puder, com respawns mais rápidos, e ganha quem jogar melhor (abater mais inimigos e ser abatido menos vezes).

No fim de contas as melhorias introduzidas garantem a este jogo o primeiro lugar no top do estilo, no contexto em que se insere. Há quem afirme que a jogabilidade, os gráficos melhorados e todo o cuidado tido na produção dos mapas, o tornam melhor que o CS:S, mas como não conheço o CS:S não poderei confirmá-lo.

Para saber mais pormenores sobre as caracteristicas do jogo em si, nada melhor que dar uma vista de olhos no site. Posso avisar já que para quem está habituado às miras de certos jogos, desabitue-se, que este não tem nada disso. 😀

Se tivesse um Cyber organizava uns torneios disto. 😉

EDIT: Podem fazer download no servidor ftp do IST! 😀

Gravar o ficheiro true.combat.elite_0.49-english.run, porque a ligação directa faria o conteúdo ser carregado no browser. 😉

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*