Chamada aos “developers” do OpenSuSE de Mark Shuttleworth

Numa mensagem no seu blog pessoal, Mark Shuttleworth apela aos developers que contribuem para o OpenSuSE a olharem para o Ubuntu.

Ainda estou para ver no que vai dar o acordo da Novell com a Microsoft, mas acho este apelo do Mark inteligente, e qualquer indivíduo que se sinta desconfortável em contribuir para a Novell neste momento, será uma mais valia para as futuras versões do Ubuntu. Tenho também que assumir que apesar de poder vir a ser bom para o Ubuntu, é triste ver isto acontecer ao *SuSE, e deixará a paisagem Linux mais pobre.

Se se verificar um êxodo dos developers a contribuir para o *SuSE para outras distribuições, este ficará fragilizado. Num panorama mais nacional, a Caixa Mágica ainda se baseia nos pacotes de SuSE, ou já se tornou em algo self-contained?

2 comentários em “Chamada aos “developers” do OpenSuSE de Mark Shuttleworth”

  1. Mozilla Firefox 2.0 Linux

    Post provocador! 🙂
    Existe um conjunto grande de pacotes SuSe – uma base estável – e depois surgem diferentes adaptados a Caixa Mágica.
    E vai manter-se nos próximos tempos com apelos do Mark Shuttleworth ou sem apelos 🙂
    Claro. Cada vez com mais contribuiçóes da comunidade: http://contribware.caixamagica.pt

  2. Mozilla Firefox 2.0.0.2 Ubuntu Linux

    Oi! 🙂

    Ele fez esse post a quente e foi mal entendido, dado o seu evidente teor provocador. Creio que mais tarde chegou a reformular as suas intenções, devido ao óbvio “wtf?” da parte do pessoal que contribui para o SuSE.

    Agradeço a referência sucinta, mas suficiente, sobre o estado da CM, e espero que nunca o percurso do SuSE afecte o seu desenvolvimento. Certamente que o know-how é muito e que seria “fácil” adaptarem-se a outra base.

    É bom ver que existe uma comunidade viva a contribuir para o sucesso da CM. Já lá vão muitos anos desde a última versão que experimentei da CM… 😛

    Acho fundamental este tipo de projectos, cheguei a passar no seu gabinete o ano passado para saber dos estágios na CM mas acabei por não me candidatar… 😛 Sou lame.

    Cheers!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*