Algarve Green Vehicle Challenge 2007

A 2ª edição do Algarve Green Vehicle Challenge realizar-se-á a 22 de Setembro de 2007, terá início em Faro e terminará em Quarteira.

Será uma prova em que participarão veículos movidos a combustíveis alternativos (ex: electricidade, ar comprimido, hidrogénio), a energia solar ou com pilhas de combustível,… A ideia é fazer uma apresentação e demonstração de veículos sem emissões poluentes. Empresas e universidades foram convidadas a apresentar protótipos e a demonstrar o seu funcionamento junto do público.

[De notar que “veículo não poluente” é diferente de “veículo sem emissões poluentes” e de “veículo sem emissões”. Um veículo sem emissões é por exemplo a bicicleta. Um veículo sem emissões poluentes é um movido a hidrogénio (liberta água). Um veículo eléctrico não emite nada, mas há poluição associada à energia eléctrica que consome e que foi produzida a montante. Depois, além da poluição associada (ou não) ao funcionamento dos veículos há a poluição e o impacto ambiental associados ao seu fabrico. E, claro, à sua eliminação ou tratamento no fim de vida. E aí também as bicicletas têm um impacto ambiental associado. A diferença é que é muito menor e dilui-se mais rapidamente com a sua utilização, essa sim, emission free.]

O programa do evento é o seguinte:

10h-11h – Verificações técnico-documentais (Largo da Pontinha – Faro)
11h-12h – Prova de Perícia e Regularidade de Faro
Faro – São Lourenço – Almancil – Quarteira
12h30 – Chegada a Quarteira (Praça do Mar)
13h – Almoço Solar em Quarteira
15h – Prova de Perícia e Regularidade de Quarteira
16h30 – Cerimónia de distribuição dos prémios com beberete, em Quarteira

Associado a este “rally” vai decorrer de 19 a 22 de Setembro, em Faro, uma exposição destes veículos, e de produtos e serviços na área das energias renováveis, da mobilidade sustentável, da reciclagem de resíduos e da eficiência energética em edifícios. Estão previstas igualmente palestras que abordam estes mesmos temas.

Mais aqui.

Esta entrada foi publicada em ambiente, mobilidade com as tags , , . ligação permanente.

1 Response to Algarve Green Vehicle Challenge 2007

  1. Pingback: Agenda da Semana (alargada) da Mobilidade at b a n a n a l o g i c

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *