7º Venture Capital IT – dia 1

Como previsto, hoje fui assistir ao 7º VCIT – Congresso Internacional de Capital de Risco e Empreendedorismo, foi o primeiro de dois dias de palestras.

7º Venture Capital IT

É aqui ao lado, no Tagus Park. Pensei até em ir de bicicleta (a de 26”). Depois desisti ao pensar onde raio ia colocar a dita – não há lugares de estacionamento para bicis no Tagus Park, “obviamente” – e só de imaginar a dor de cabeça (procurar um spot “seguro” e abrigado para a deixar cá fora, levantar ondas pedindo para a pôr no interior do edifício?…), desisti. Depois pensei, ah, levo a Mobiky, aquilo é já aqui e assim não me preocupo com o estacionamento, simplesmente levo-a comigo. Acabei por ir, vergonhosamente, de carro. 🙁 Estava atrasada (umas 2h!), o calor era já infernal (hoje estiveram mais de 30ºC!!!), e só de pensar em fazer-me à estrada numa 12”, sob aquele sol e calor, uns 3 ou 4 Km,… ai, desisti. Fui fraca. 😛

Bom, a experiência foi interessante e proveitosa, e ainda bem que me inscrevi – há que saber aproveitar todas as borlas para aprender! 😉 Acabei por não assistir às três primeiras palestras da manhã, foi pena, gostava particularmente de ter assistido à do Tom Ilube, Fundador e CEO da Garlik, “Web 2.0 : A nova Internet?”, pelo menos o tema interessa-me. 😉

7º Venture Capital IT

Algumas das palestras não me serviram de muito ou não achei interessantes – quer pela especificidade do tema quer pela apresentação desinteressante por parte do orador, mas outras foram uma mais valia para a minha aprendizagem e alargamento de horizontes.

Palestras mais interessantes/relevantes para mim:

Peak Oil (PO): O Pico da Produção Mundial de Petróleo” – Pedro Domingues de Almeida, Professor na UBI e Investigador na área das Energias Renováveis:

7º Venture Capital IT7º Venture Capital IT

Empreender a nível local : O exemplo da Junta de Freguesia de Oeiras” – Sérgio Dias Gonçalves, Presidente da Comissão das Actividades Económicas e Emprego da Assembleia de Freguesia de Oeiras e S. Julião da Barra:

7º Venture Capital IT

Alguns dos slides com info interessante:

7º Venture Capital IT7º Venture Capital IT

“97.3 % das unidades empresariais em Portugal são micro e pequenas empresas”. Nos principais desafios, é de realçar o do financiamento. Hoje em dia é muito mais difícil angariar financiamento junto da banca quando se parte com pouco ou nada, especialmente se se é jovem. As garantias exigidas invalidam qualquer tentativa… “100 % dos empreendedores com 20 anos e 66 % dos com 40 anos enfrentam problemas relacionados com a restrição fo financiamento a novos micro-empresários.

Empreendedorismo e Propriedade Intelectual” – Harold L. Novick, Counsel Nath & Associates:

7º Venture Capital IT

Da Consultoria ao Mundo dos Negócios” – António Reinaldo Muralha, Serial Entrepreneur e Presidente da 4Emes-Consultores Associados:

7º Venture Capital IT

Desta apresentação ficou basicamente a importância de “acreditar”, independentemente dos meios ao dispôr do empreendedor.

O Ensino do Empreendedorismo em Portugal” – Christopher Curtis, Presidente da CG International:

7º Venture Capital IT7º Venture Capital IT

Acho que esta foi a apresentação de que mais gostei. Alguns slides com dados interessantes:

7º Venture Capital IT7º Venture Capital IT7º Venture Capital IT7º Venture Capital IT

A velha educação industrial vs. a nova educação empreendedora. A eficiência dos diferentes sistemas de aprendizagem relativamente à retenção do que se aprende (ex.: aula teórica – 10 %, leitura – 15 %,…). O ciclo de desenvolvimento empreendedor. Como aprendem os empreendedores.

Houve ainda alguns projectos apresentados em sessões de elevator pitch realizadas entre palestras: METEOLAB, Why-Move, Second Time, Black Box:

7º Venture Capital IT7º Venture Capital IT7º Venture Capital IT7º Venture Capital IT

Amanhã lá estarei de novo, e a ver se me arrisco a ir de bike. 😉

Esta entrada foi publicada em empreendedorismo com as tags , , . ligação permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *