Progressos (?) na bike scene FCTence

Fiquei muito contente ao ver que instalaram 3 estruturas para parqueamento de bicicletas na FCT-UNL, quando lá voltei para trabalhar no relatório na semana passada.

Bom, fiquei contente por um lado, mas triste por outro…

As próximas primeiras 3 fotos foram tiradas no primeiro dia (Ed. VI, ED. X e Ed. VII), não vi bicicletas em lado nenhum. As outras 3 foram tiradas num dia posterior (Ed. VII e Ed. VI).

Novo estacionamento para bicicletas em frente ao Departamental!Novo estacionamento para bicicletas frente ao Ed. X!

Novo estacionamento para bicicletas frente ao Ed. VII!Rapaz pega na bicicleta e segue

Bicicleta estacionada de forma não-ortodoxa ;-PBicicleta estacionada

No segundo dia vi um rapaz a desprender a sua bicicleta de um poste junto ao Edifício VII – não usou o suporte mesmo em frente. Vi também uma bicicleta estacionada no suporte junto ao Ed. Departamental, mas se repararem, não está estacionada como é suposto, encaixando uma das rodas no suporte. Dentro do Dep. via ainda aquela bicicleta de sempre lá encostada no vão da escada (espreitar post anteriores aqui e aqui).

O que é que está bem aqui?

–» Pessoas a querer usar a bicicleta como meio de transporte. levando-a para a escola.

–» Receptividade da escola e iniciativa de instalar algum equipamento para servir as tais pessoas.

O que é que está mal aqui?

–» As intenções foram boas, mas a implementação foi má. Pior, foi contrapruducente. Foi má porque optou-se por equipamento desadequado (as bicicletas ficam presas apenas por uma das rodas), onde não se consegue apoiar bem a bicicleta e muito menos prendê-la. Os melhores sistemas são aqueles em que se encosta a bicicleta pelo quadro a algum suporte, e se consegue prender directamente o quadro ao suporte, bem como as rodas. Documento elucidativo disponível aqui (outro aqui, por exemplo…). Se eu tiver uma opção melhor não coloco a minha bicicleta num suporte daqueles (logo que consiga ir de jinga prá faculdade! :-P). Além disso, não se procurou colocar os uportes num local o mais abrigado possível do sol (que dá cabo dos plásticos e borrachas das bicicletas – e dos carros, p.e.). Foi contrapruducente porque se as poucas pessoas que levam a bicicleta não usarem as novas infraestruturas isso será lido como desinteresse e provavelmente da próxima vez a faculdade estará ainda mais relutante em investir nessa área…

Esta entrada foi publicada em mobilidade com as tags . ligação permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *