O meu desempenho ambiental, segundo a DECO

Também pelo fórum do David fui parar ao site da DECO, onde se pode fazer um pequeno teste ao nosso desempenho ambiental (aqui). Os meus resultados foram estes:

resultados do teste

Espero conseguir sair do vermelho na rubrica transportes, quando começar a utilizar mais regularmente a bicicleta como meio de transporte. Espero que estar a participar no projecto eco-famílias, da Quercus, também me ajude a melhorar o desempenho ambiental no que concerne à energia. Na rubrica resíduos é difícil fazer melhor, já Reduzo, Reutilizo e Reciclo tudo o que é possível. Muito do que não é possível aplicar os 3R's,… acumulamos na garagem! lol Na cena da água são os duches que me lixam. É que eu uso-os muitas vezes como "terapia musculo-esquelética". Não tomo banhos de imersão, mas gasto muitíssima água em duches looooongos… 🙁 Mas posso diminuir a quantidade de água, espero vir a comprar e instalar aquelas peças que diminuem o fluxo de água e tornam o jacto tipo duche. As lâmpadas, é um work in progress, tenho vindo a substituir algumas que se vão fundindo por umas económicas (que custam 4 a 6 vezes mais que as outras, mas gastam menos de 1/4 da energia e duram anos).

De resto, o calcanhar de Aquiles da nossa casa é a climatização. There's none! Estufamos no Verão e somos criopreservados no Inverno. Temos uma lareira com recuperador de calor, mas não a utilizamos muito regularmente. Há algum tempo comprei um aquecedor a óleo para pôr no meu quarto, pois gelava quando tinha que ficar parada a estudar ou a trabalhar no computador. O meu quarto é o único sítio habitável no Inverno! A sala de estar costuma registar temperaturas entre os 11 e os 13 ºC (dados da monitorização do projecto eco-casa)… Quando tiver algum tempo livre a ver se substituo a fita isoladora que coloquei nalguns sítios há uns anos e se ponho também em mais sítios.

A temática da habitação interessa-me muito. No próximo dia 7 de Abril vou às Jornadas de Ambiente da Quercus, sobre Construção Sustentável. Eu quero uma casa eco-lógica! 😉

Esta entrada foi publicada em ambiente com as tags , . ligação permanente.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *